Na matemática, a Sequência de Fibonacci é uma sequência de números inteiros, começando normalmente por 0 e 1, na qual, cada termo subsequente corresponde à soma dos dois anteriores. A sequência recebeu o nome do matemático italiano Leonardo de Pisa, mais conhecido por Fibonacci, que descreveu, no ano de 1202, o crescimento de uma população de coelhos, a partir desta. Esta sequência já era, no entanto, conhecida na antiguidade.
Os números de Fibonacci são os que compõe a seguinte sequência (começando opcionalmente por 0 ou 1):
1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2584, ...
Ao transformar esses números em quadrados e dispô-los de maneira geométrica, é possível traçar uma espiral perfeita, que também aparece em diversos organismos vivos. Outra curiosidade é que os termos da sequência também estabelecem a chamada “proporção áurea”, muito usada na arte, na arquitetura e no design por ser considerada agradável aos olhos. Seu valor é de 1,618 e, quanto mais você avança na sequência de Fibonacci, mais a divisão entre um termo e seu antecessor se aproxima desse número.
Seu desafio é fazer, usando TDD, um algoritmo que receba um número inteiro (last_index
), que representa o índice referente a determinado número da sequência de fibonnaci, e retorne o número da sequência esquivalente.
Por exemplo, se a entrada (last_index
) for 1, então o algoritmo deve retornar o primeiro número da sequência de fibonacci; se a entrada for 30, então o algoritmo deve retornar o trigésimo número da sequência.
Para fins desse exercício, o primeiro número da sequência será o 1