Instalar o PHP no Linux é muito simples! Você deve primeiro abrir o terminal. Para isso você pode pesquisar nos seus programas instalados ou se preferir com o seguinte atalho: ctrl + alt + t
Com o terminal aberto digite:
sudo apt install php
Desta forma o PHP será instalado no seu computador.
Para conferir a versão instalada digite:
php -v
Pronto! O PHP está pronto para ser utilizado.
Instando PHP no MAC - via Macports
O projeto MacPorts é uma iniciativa da comunidade de código aberto para projetar um sistema fácil de usar para compilar, instalar e atualizar softwares por linha de comando.
Você pode instalar o php em diferentes versões : php5.4, php5.5, php5.6, php7.0, php7.1, php7.2 ou php7.3 usando o comando port install, como no exemplo abaixo:
sudo port install php56
sudo port install php73
Você pode utilizar o comando select para trocar a versão ativa do PHP:
sudo port select --set php php73
Acesse https://windows.php.net/download/ e faça o download da versão mais recente do PHP correspondente para seu Window (x86 ou x64). Existem versões: Thread Safe(TS) ou Non Thread Safe(NTS). Isso diz respeito a questões internas do PHP, mas para desenvolvimento escolha a Non Thread Safe(NTS).
Após o download, descompacte o arquivo .zip na partição principal do seu computador (normalmente C:) e renomeie a pasta para simplesmente php.
Será preciso também fazer o dowload e instalação da últmia versão do Microsoft Visual C++ (o PHP precisa dele para ser executado em Windows). Acesse https://support.microsoft.com/pt-br/help/2977003/the-latest-supported-visual-c-downloads e faça o download da versão mais recente do Visual C++ correspondente para seu Window (x86 ou x64).
Para o PHP funcionar corretamente, precisamos ativar suas configurações padrões. Dentro da pasta descompactada no C: existem dois arquivos de configurações: php.ini-development e php.ini-production. Estes dois arquivos apresentam configurações para rodar o PHP em modo de produção (mais adequado quando se hospeda uma aplicação em um servidor na internet) ou em modo desenvolvimento que é adequado para se desenvolver aplicações PHP, pois com isso ativamos o controle de erros e debug da aplicação. Como estamos em ambiente de desnvolvimento renomeie o arquivo php.ini-development para somente php.ini.
Agora vamos editar as variáveis do sistema para a pasta do php ser encontrada. Abra o Painel de Controle, vá em Sistema, selecione a guia Avançado, depois clique em Variáveis de ambiente. Na seção Variáveis do sistema, selecione Path e clique em Editar. Em Valor da variável, vá até o final do campo de texto, agora iremos colocar o caminho onde o nosso PHP está, acrescente antes um ; (ponto e vírgula) para finalizar os caminhos anteriores e coloque c:\php,. Clique em Ok em todas as janelas para confirmar a alteração.
Agora temos que configurar o arquivo de hosts para apontar o nome localhost para 127.0.0.1.
Abra vá até a pasta C:\Windows\System32\drivers\etc e abra o arquivo hosts com um editor de texto. Agora verifique se existe a linha 127.0.0.1 localhost, se existir está pronto, senão acrescente-a ao final do arquivo, salve e feche o programa.
Reinicie sua máquina.
Abra o terminal de sua preferência e digite:
php --version
Se logo em seguida você ver uma mensagem com a versão do PHP instalada, então ocorreu tudo bem.