Nesta parte da disciplina, vamos inverter a ordem clássica de teoria seguida de prática. Vamos primeiro fazer uma prática com Java, a linguagem orientada a objetos que vamos utilizar, para mais adiante conhecer a teoria sobre este paradigma de programação.
Para fazer os exercícios, você vai precisar do ambiente de desenvolvimento Java (Java Development Kit - JDK) disponível em: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html
-
Baixe o programa OlaMundo.java.
-
Num terminal de comandos, compile o programa:
javac OlaMundo.java
O comando acima produz um arquivo .class para a classe contida em OlaMundo.java. Um arquivo .class contém um código (bytecode) interpretável por uma máquina virtual Java.
-
Execute o programa, informando o nome da classe que contém um método main:
java -cp . OlaMundo
Obs.: Se algo der errado e você estiver usando Windows, veja esta página da Oracle sobre problemas comuns e suas soluções.
-
Baixe o programa Circle.java e analise seu código. Você consegue prever a saída deste programa antes de executá-lo?
-
Compile e execute o programa:
javac Circle.java java -cp . Circle
-
Baixe o programa TestCircle.java e coloque-o na mesma pasta do programa Circle.java.
-
No programa TestCircle.java, inclua a seguinte linha de código ao final do método
main
:c1.r = 0.5;
Compile o programa. Algo vai dar errado... Se o código fosse em C, isso estaria certo. Por que será que em Java é diferente? Aguarde o novo episódio, ou tente desvendar esee mistério consultando a bibliografia básica da disciplina :-) (Robert Sebesta. Conceitos de Linguagens de Programação. Bookman, 2018. Disponível no Portal de E-books da UFSM).
-
Depois dessa primeira experiência com Java em terminal / linha de comando, escolha um IDE que você goste e repita a execução dos programas desta prática. Avise no Discord se conseguiu ou não completar esta prática.