Dentro da linguagem de SQL os comandos eles podem ser dividos em sub conjuntos para categorizar os mesmos, cada um focando em um tipo de instrução.
Imagem ilustrativa sobre os sub conjuntos.
Esses grupos como na imagem acima são dividos em:
- DQL
- DML
- DDL
- DCL
- DTL
A seguir vamos explicar um pouco deles.
Pelo seu nome completo de Data Definition Language, são os comandos que utilizamos para interagir com o banco em si, desde criar até excluir uma tabela específica. Esses comandos são
- CREATE
- ALTER
- DROP
- TRUNCATE
- COMMENT
- RENAME
Pelo seu nome completo de Data Query Language, é o subconjunto responsável pelo comando de consulta nas tabelas do banco, que seria ele:
- SELECT
Pelo seu nome completo de Data Manipulation Language, é o subconjunto responsável pelos comandos que manipulam os dados nas tabelas, são eles:
- INSERT
- UPDATE
- DELETE
Pelo seu nome completo de Data Control Language, é o subconjunto responsável pelos comandos que envolvem a segurança do banco de dados, são eles:
- GRANT
- REVOKE
Pelo seu nome completo de Data Transaction Language, é o subconjunto responsável pelos comandos que gerenciam e controlam transações de dados.
- BEGIN/SET TRANSACTION
- COMMIT
- ROLLBACK
- SAVEPOINT
Por agora não expliquei sobre os comandos porque eles vão ser trazidos no Capitulo 3 onde irei falar expecificamente sobre eles.