Skip to content

Latest commit

 

History

History
32 lines (15 loc) · 3.74 KB

estereoquimica.md

File metadata and controls

32 lines (15 loc) · 3.74 KB

###ESTEREOQUÍMICA

A Química Orgânica trata da relação existente entre a estrutura molecular e as propriedades físicas de moléculas de carbono.

A parte da Química Orgânica que trata da estrutura em três dimensões é chamada de Estereoquímica.

Um aspecto importante na estereoquímica é a existência do estereoisomerismo, estruturas isoméricas que diferem entre si unicamente pelo arranjo tridimensional dos seus substituintes são chamados de estereoisômeros. A ocorrência de assimetria (ou simetria) é uma importante característica de figuras geométricas que tem duas ou três dimensões.

A quiralidade é um atributo geométrico molecular, diz-se que o objeto que não se pode ser sobreposto à sua imagem especular é quiral, enquanto que um objeto aquiral é aquele em que sua imagem especular pode ser sobreposta ao objeto original. Um centro assimétrico é aquele no qual os substituintes ligados a ele são diferentes entre si, o exemplo mais simples que podemos citar são nossas mãos que representam moléculas quirais, pois sua imagem não pode ser sobreposta à sua imagem especular, e a cadeira que representa uma molécula aquiral, pois sua imagem pode ser sobreposta à sua imagem especular, observe:

Quiralidade

Agora observe a quiralidade nas moléculas:

Quiralidade das moléculas

O tipo mais comum de uma molécula quiral contém um carbono tetraédrico, no qual estão ligados quatro diferentes agrupamentos, observe o exemplo:

Moléculas de carbonos quirais

O átomo de carbono é o centro estereogênico ou assimétrico da molécula, uma molécula desse tipo pode existir em dois arranjos espaciais diferentes, que são estereoisômeros um do outro. As duas estruturas, entretanto, não podem ser sobrepostas. Esses tipos de estereoisômeros são chamados enantiômeros (do grego, enantio = oposto).

A única diferença que esses enantiômeros apresentam é a propriedade de desviar a luz polarizada, quando uma solução de cada um deles é submetida a um equipamento chamado polarímetro. Todas as demais propriedades físicas são iguais. A luz polarizada é usada para estudar a atividade óptica dos compostos orgânicos.

Para Substâncias que tem mais de um carbono assimétrico, é possível formar mais do que dois estereoisômeros. Quando adicionado um segundo centro assimétrico a uma molécula, os grupamentos se orientam no espaço, levando à formação de dois pares de isômeros diferentes. Esses isômeros que não são imagens especulares uns dos outros são chamados de diastereoisômeros. Nos diastereoisômeros há uma modificação da orientação espacial em apenas um dos carbonos assimétricos nos enantiômeros os dois outros mudam ao mesmo tempo de orientação.

Uma síntese orgânica de moléculas que contém centros assimétricos pode ser classificada como racêmica ou assimétrica. O produto de uma síntese racêmica será um fármaco composto de uma mistura de seus possíveis estereoisômeros em partes iguais. Por outro lado o produto de uma síntese assimétrica será um fármaco de elevada pureza óptica, ou seja, se estiver contaminado com o outro estereoisômero será em quantidade inferior a 5%.

Diz-se então que cada um dos enantiômeros exibe atividade óptica. A atividade óptica é uma propriedade de determinados compostos químicos que desviam o plano da luz polarizada, desvio esse que tem um valor característico para cada composto. Um exemplo que pode-se citar é o Ecstasy que possui dois isômeros, o L e o D, o isômero L tem ação psicoativa e o isômero D tem ação neuroativa.