Skip to content

Latest commit

 

History

History
229 lines (199 loc) · 8.94 KB

ppgfau-plano.md

File metadata and controls

229 lines (199 loc) · 8.94 KB
title subtitle date author creator keywords bibliography csl lang source suppress-bibliography
Clássico, tradicional, eclético
Arquitetura brasileira no longo século XIX
2018-06-11
name affiliation
Pedro Paulo Palazzo
Programa de Pós-Graduação da FAU--UnB
name affiliation email
Pedro Paulo Palazzo
Programa de Pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
palazzo@unb.br
Ecletismo
Nacionalismo
História urbana
bibliography/biblio.bib
styles/chicago-fullnote-bibliography-with-ibid.csl
pt-BR
23106.067490/2018-89
true

Relatório de atividades

Durante o período de credenciamento vencido, de 2013 a 2018, atuamos no âmbito do ensino, pesquisa, extensão e administração do Programa de pós-graduação. A pesquisa articulou-se em torno do projeto Morfologia e urbanização no Planalto central, sucedendo-lhe, a partir de 2015, o projeto Urbanização, arte e crítica na República velha. Durante o período de credenciamento, foram publicados dois artigos em periódicos nacionais e dois em periódicos internacionais, além de três capítulos em livros nacionais, outros três capítulos em livros internacionais, e uma organização de livro em colaboração com outros docentes deste Programa.

A frequência das atividades de ensino e orientação foi atípica, tendo em vista a ocorrência de períodos de vacância e cessão entre 2014 e 2016. Ainda assim, foram concluídas duas orientações de mestrado, havendo cinco outras em andamento, com previsão de defesa para fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020. Ministramos em três ocasiões a disciplina obrigatória Seminário em Arquitetura e Urbanismo, e uma vez a disciplina optativa Racionalismo, Antirracionalismo e Analogias. A atuação administrativa consiste na coordenação da área de concentração Teoria, História e Crítica (THC) deste Programa, desde novembro de 2016, bem como na presidência da Comissão Permanente de Internacionalização da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (Int--FAU), desde junho de 2017.

Em abril de 2018, foi homologado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o grupo de pesquisa Documentação, Modelagem e Conservação do Patrimônio (DMCP), sob nossa liderança, vinculado ao Laboratório de Estudos da Urbe (LabeUrbe). Trata-se de grupo interinstitucional com a participação de pesquisadores associados à Universidade de São Paulo e ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Possui como foco de atuação o patrimônio arquitetônico tradicional e moderno em seus aspectos de formulação teórica e de conservação física, em especial a construção em terra e em concreto.

Ensino

A atuação no ensino de pós-graduação vincula-se sobretudo à linha de pesquisa História e Teoria da Arquitetura (HTA), conforme planejamento do Programa realizado em 2016. Consiste na oferta alternada das disciplinas Teoria e Pensamento da Arquitetura (356069) e Racionalismo, Antirracionalismo e Analogias (355976). Essa oferta vem sendo revezada com a de Seminário em Arquitetura e Urbanismo (356018). A oferta prevista de disciplinas insere-se nas demandas regulares dos cursos acadêmicos, bem como no desenvolvimento de problemas de pesquisa com abrangência histórica e crítica ampla.

A atuação no mestrado profissional dará suporte à consolidação do curso na linha de Patrimônio Cultural e Preservação (PCP), com disciplinas de Estudos Especiais ou, eventualmente, disciplina de conteúdo teórico a ser criada no processo de fortalecimento da linha de pesquisa.

No mestrado acadêmico, a disciplina de Seminário, respeitado seu propósito generalista com foco nas necessidades de integração de alunos ingressantes no Programa, permite o desenvolvimento de problemas ligados à teoria da história da arquitetura. Os conteúdos mais diretamente atinentes ao objeto do projeto de pesquisa têm inserção nas disciplinas Racionalismo e Teorias, que serão ministradas com foco na produção crítica e na tratadística dos séculos XIX e XX. Estudos Especiais serão desenvolvidos para preparar abordagens específicas correspondendo ao detalhamento dos tópicos de pesquisa.

O ensino de graduação articula-se com as atividades e os objetos de pesquisa planejados. As disciplinas habitualmente ministradas em regime semestral, História da Arquitetura e da Arte 1 (154741) e Arquitetura e Urbanismo no Brasil Colônia e Império (154789) oferecem oportunidades de atualização dos conteúdos curriculares com base no desenvolvimento da pesquisa, bem como de aplicação de conceitos referentes a metodologias tradicionais de projeto.

Pesquisa

A execução do projeto de pesquisa divide-se em três etapas: fundamentação teórica e documentação de bens inéditos, desenvolvimento da metodologia e elaboração de taxonomias, e consolidação de abordagens teóricas. Cada uma dessas etapas resultará em publicações com enfoques específicos, ao mesmo tempo em que se colhem insumos para a elaboração de um livro monográfico.

A etapa de fundamentação teórica será apoiada por levantamento bibliográfico e arquivístico, bem como intercâmbio acadêmico a ser desenvolvido durante licença como professor visitante. O afastamento foi autorizado pelo colegiado departamental e tem previsão de ocorrer no segundo semestre de 2019 e primeiro semestre de 2020.

Para além da pesquisa individual, pretende-se concluir cerca de 20 orientações de mestrado e doutorado no período de credenciamento, correspondendo a uma média de quatro defesas por ano, ou seja, de seis a oito orientações concomitantes. Tendo em vista o processo de fortalecimento da iniciação científica na graduação, serão oferecidas a partir de 2020 vagas em planos de trabalho relacionados ao projeto de pesquisa.

Extensão

Contatos em andamento com o Ibram, no âmbito do grupo de pesquisa que lideramos, devem criar oportunidades para a documentação de bens arquitetônicos em Goiás, relacionados ao objeto do projeto de pesquisa, bem como atividades de inserção social e institucional da comunidade universitária. Essa inserção fortalecerá a linha de pesquisa PCP, bem como auxiliará a consolidação do programa de mestrado profissional.

A atividade inaugural do grupo de pesquisa será a realização de colóquio bilateral e visita técnica junto ao Centro de pesquisa interdisciplinar Habitat--Bâtiment--Béton da Université Le Havre--Normandie, na França, em julho de 2018. No contexto ampliado do LabeUrbe, serão organizadas as jornadas do laboratório por ocasião da Semana Universitária, bem como o acolhimento de visita técnica vinda da Université catholique de Louvain (Bélgica).

Recursos

A viabilidade de execução das atividades planejadas ampara-se nos vínculos interinstitucionais já estabelecidos pelo grupo de pesquisa DMCP e pelo LabeUrbe. Esses vínculos fomentam o acesso a recursos materiais e a redes de colaboração entre pesquisadores, inclusive para produção científica em coautoria e acolhimento de visitas técnicas no País e no exterior.

Além dos benefícios institucionais para a realização das atividades de ensino, pesquisa e extensão, pretende-se fortalecer a infraestrutura física do Programa e da Faculdade por meio da atuação coordenada com entidades externas, como o Ibram. Essas parcerias podem resultar na aquisição de materiais e insumos que sustentem um aprimoramento nas condições de trabalho de pesquisadores e estudantes.

Cronograma

: Cronograma de atuação por atividades

Período Ensino Pesquisa Extensão
2.º/2018 Teorias e Pensamento Levantamento de fontes no Brasil Mapeamento de bens a serem levantados
1.º/2019 Seminário Fundamentação teórica Levantamento de edificações
2.º/2019 Pesquisa de campo Produção de modelos digitais
1.º/2020 Pesquisa de campo Produção de modelos digitais
2.º/2020 Racionalismo Desenvolvimento de metodologia Organização do Enanparq
1.º/2021 Estudos Especiais 1 Desenvolvimento de metodologia Consolidação de inventários
2.º/2021 Teorias e Pensamento Elaboração de taxonomias Consolidação de inventários
1.º/2022 Estudos Especiais 2 Elaboração de taxonomias Planejamento de preservação de bens
2.º/2022 Racionalismo Abordagens teóricas Planejamento de preservação de bens
1.º/2023 Seminário Abordagens teóricas Planejamento de preservação de bens