Skip to content
robmachado edited this page Sep 30, 2012 · 15 revisions

Acesse nossa Wiki

NFePHP é uma API para ser usada em sistema servidor para o gerenciamento das comunicações entre o emitente de NFe e os serviços dos SEFAZ estaduais. Inteiramente construido em PHP para rodar sob qualquer sistema operacional.

IMPORTANTE

Este programa é um software livre (GPLv3 ou LGPLv3) e é distribuído na esperança que será útil, mas SEM NENHUMA GARANTIA; nem mesmo a garantia explícita definida por qualquer VALOR COMERCIAL ou de ADEQUAÇÃO PARA UM PROPÓSITO EM PARTICULAR, veja a Licença Pública Geral GNU para mais detalhes. Como é apenas uma API este programa depende de um ERP para poder funcionar adequadamente e somente deve ser usado por PROGRAMADORES com alguma experiência em PHP e ambientes WEB.

ATENÇÃO : Antes de começar estude o [manual da SEFAZ] (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=qmxgJXfbUhs=) INFO: Nota fiscal Paulista (serviços) veja NFePHPaulista O modelo de gerenciamento engloba : Na API core ToolsNFePHP.class.php Conversão das Notas Fiscais geradas pelos ERP's em TXT para o formato final em XML class ConvertNFePHP.class.php. Verificação da validade do certificado digital Certificado_Digital modelo A1 apenas. Assinatura dos arquivos XML nota fiscal, cancelamento e inutilização. Validação contra os schemas XSD da SEFAZ Falhas_de_Validação|Falhas de validação - BUG libxml2 Montagem dos Lotes de Envio das NFe via SOAP para a SEFAZ.
Comunicação via SOAP com os webservices da SEFAZ envio da NFe, cancelamento, inutilização, etc. Comunicação no ambiente de produção, homologação e de contingência. Tratamento e retorno dos erros encontrados pelo SEFAZ ou no processo de validação para a correção dos dados ou rotinas da NFe no ERP. Impressão da DANFE em uma ou mais páginas, class DanfeNFePHP.class.php. Envio da NFe procololada para o destinatário, via e-mail class MailNFePHP.class.php. Manutenção dos arquivos XML.

Utilização A API é constituída de uma série de classes que devem ser utilizadas para a montagem do sistema de controle das NFe's emitidas, permitindo a comunicação com o SEFAZ e a manutenção eficaz do sistema. Portanto não foi desenhado para ele próprio emitir NFe tendo em vista a enorme quantidade de informações necessárias e as características e especificidades de cada emitente.