Skip to content

Latest commit

 

History

History
126 lines (87 loc) · 5.65 KB

22-orientacao_objetos.md

File metadata and controls

126 lines (87 loc) · 5.65 KB

Orientação a Objetos

Para muitos orientação a objetos é um conceito apavorante e com sintaxes complicadas. Nesta aula você aprenderá os conceitos que envolvem a programação orientada a objetos (POO) e conhecerá um mundo de possibilidades que a envolve. A finalidade da POO é aproximar o mundo digital do mundo real e ela tráz inúmeras vantagens.

Imagine uma casa...

Certamente quem a construiu antes de começar fez um projeto de como seria esta casa, damos este nome de projeto de planta.

A partir de uma planta pode ser construída inúmeras casas, todas elas com o mesmo molde. Porém, cada casa pode ter uma cor diferente, uma porta diferente...

Em POO chamamos a planta da casa de Classe (modelo) e as casas geradas a partir deste modelo de objeto. Um novo objeto criado pode ser chamado de instância.

Classes

Uma classe é uma forma de definir um tipo de dado em uma linguagem orientada a objetos. Ela é formada por dados e comportamentos. Com a classe definida, podem ser criados diversos objetos do tipo da classe criada. Ela funciona, então, como um modelo para a criação dos seus objetos.

Objetos

Objetos são instâncias de classes, que determinam qual informação um objeto contém e como ele pode manipulá-la. É uma entidade capaz de reter um estado (informação) e que oferece uma série de informações (comportamento) para examinar ou para afetar este estado. É através deles que praticamente todo o processamento ocorre em sistemas implementados com linguagens de programação orientadas a objetos.

Atributos e métodos

Para definir os dados são utilizados os atributos, e para definir o comportamento são utilizados métodos.

Atributos de uma classe também são conhecidos como propriedades e descrevem um intervalo de valores que as instâncias da classe podem apresentar. Um atributo é uma variável que pertence a um objeto. Os dados de um objeto são armazenados nos seus atributos. Informações sobre o objeto. Dados que posso armazenar.

Os métodos são procedimentos ou funções que realizam as ações próprias do objeto. Assim, os métodos são as ações que o objeto pode realizar. Tudo o que o objeto faz é através de seus métodos, pois é através dos seus métodos que um objeto se manifesta, através deles que o objeto interage com os outros objetos. Sendo mais conhecidos como: Método Construtor, Métodos Get e Set, etc.

... Class Casa(){ // Atributos public $quartos; private $cor;

// Métodos public function getCor(){ return $this->cor; } public function setCor($cor){ $this->cor = $cor; } } ...

Visibilidade

São distribuídas em três tipos, private (privado), public (publico) e protect (protegido):

  • Privado: uma função local e um único bloco de código
  • Público: visível para tudo uma função a ser chamada a qualquer momento
  • Protegido: esse caso restringe o parâmetro fora da classe, mas ainda acessível às suas subclasses (herança)

... Class Casa(){ // Atributos public $quartos; // Não é necessários criar get e set para atributos publicos, pois ele podem ser acessados diretamente. private $cor;

// Métodos // Método de get do atributo privado de Cor, somente atráves do método conseguiremos visualizar e setar um valor para o atributo. public function getCor(){ return $this->cor; } public function setCor($cor){ $this->cor = $cor; // Chamando um método privado na propria classe, ou seja, ao escolher uma cor também será setado o valor padrão de 3 quartos. $this->setQuarto(); }

//Método privados só podem ser utilizar na propria classe. private function setQuarto() { $this->quarto = 3; } } ...

... // Exemplo de como será criado e acesso o objeto $casa = new Casa();

$casa->quartos = 3; // É possivel salvar um conteúdo de um atributo publico indo diretamento ao atributo. echo $casa->quartos; // É possivel visualizar um atributo publico somente realizando a chamada dele.

$casa->cor = 'azul'; // Esse código não vai funcionar pois não é permitido acessar diretamente o atributo. $casa->setCor('azul'); // No caso de atributo privado é necessário chamar o método set do atributo.

echo $casa->getCor(); // Mesma coisa para exibir o conteúdo de um atributo privado é necessário ter um método get desse atributo. ...

Encapsulamento

O conceito do encapsulamento consiste em "esconder" os atributos da classe de quem for utilizá-la. Isso se deve por dois motivos principais. Um é para que alguém que for usar a classe não a use de forma errada o outro motivo é de manter todo o código de uma determinada classe encapsulada dentro dela mesmo.

Encapsulamento vem de encapsular, que em programação orientada a objetos significa separar o programa em partes, o mais isolado possível. A idéia é tornar o software mais flexível, fácil de modificar e de criar novas implementações. O Encapsulamento serve para controlar o acesso aos atributos e métodos de uma classe. É uma forma eficiente de proteger os dados manipulados dentro da classe, além de determinar onde esta classe poderá ser manipulada

######## Faremos um exemplo na aula que será incluído aqui

Associação de Classes

Uma associação define um relacionamento entre duas classes que permite que um objeto faça com que outro objeto realize uma ação em seu lugar.

Em termos gerais, a casualidade da ação é feita ao enviar uma mensagem ou invocar um método do objeto controlado.

######## Faremos um exemplo na aula que será incluído aqui

Voltar a página inicial