O COVIDApp é um aplicativo Android desenvolvido como projeto final da disciplina de Programação Orientada a Objetos (SSC0103), ministrada pelo professor Márcio Eduardo Delamaro no ICMC/USP durante o primeiro semestre de 2021.
Clique aqui para baixar a última versão compilada.
A desinformação durante o período pandêmico tem sido um dos maiores agravantes para a disseminação e contágio pelo Novo Coronavírus no Brasil. Veículos de imprensa mal intencionados, informações e discursos descontextualizados, e dados fraudados e mal interpretados são apenas alguns dos exemplos de tal fenômeno.
Pensando nisso, concebeu-se a ideia de construção de um sistema capaz de agregar informações de veículos de imprensa confiáveis, dados e gráficos de bases verificadas (ou oficiais) e conceitos básicos para o entendimento da pandemia e que, principalmente, fosse de fácil uso ao usuário final.
- Popularizar o acesso a informações confiáveis sobre a pandemia do Novo Coronavírus.
- Centralizar informações úteis, simplificar estimativas e dados relativos à pandemia do Novo Coronavírus.
- Aplicar os conceitos de orientação a objeto, strings, arrays e métodos estudados.
- Estender o escopo da disciplina à construção de aplicações Android.
A seção de últimas notícias é a primeira a ser vista ao iniciar o aplicativo. Nela, é possível acompanhar notícias sobre a COVID-19 no Brasil através de fontes curadas. Ao entrar nesta seção, o aplicativo realiza uma requisição para a News API; a resposta, então, é enviada para um modelo interno de Notícia, contendo os dados relevantes para exibição. Para cada notícia, também é recebida uma URL que é convertida numa imagem no formato thumbnail através da biblioteca Picasso.
A página dos últimos dados é apresentada com três botões para selecionar que tipo de gráfico deseja ser visto. Ao selecionar uma das opções, é feita uma requisição para API Brasil.io que retorna um JSON com os dados mais recentes. A resposta, então, é organizada em um objeto através do conversor Gson e formatada em um gráfico com o auxílio da biblioteca MP Android Chart.
A seção do estimador de vacinação apresenta um fluxo de três telas com um formulário que recebe informações de idade, estado e se usuário faz parte do grupo prioritário de imunização. Ao confirmar a operação, é feita uma requisição HTTP ao site Quando vou ser vacinado?, que retorna uma página HTML. A página, por sua vez, é tratada com a biblioteca JSoup e, assim, a mensagem de estimativa é exibida.
A aba de informações "sobre" contém um glossário de termos da pandemia, construído de forma estática, baseado num documento do governo do Rio Grande do Sul. Além disso, há duas seções de informações sobre os autores e o projeto, também estáticas, porém escritos em formato Markdown, e interpretadas através da biblioteca MarkWon.
João Guilherme Jarochinski Marinho