You signed in with another tab or window. Reload to refresh your session.You signed out in another tab or window. Reload to refresh your session.You switched accounts on another tab or window. Reload to refresh your session.Dismiss alert
A principal vulnerabilidade presente no código é a exposição de informações sensíveis, como a senha do usuário administrador. A linha $senha = $dados_admin['senha_d']; recupera a senha do usuário admin do banco de dados e a exibe diretamente no formulário, tanto no campo de senha quanto no campo de confirmação de senha. Isso é extremamente perigoso, pois expõe a senha em texto simples na página e pode ser acessada por qualquer pessoa que visualize o código-fonte ou inspecione o formulário.
Outra vulnerabilidade potencial é a injeção de SQL nos comandos de consulta ao banco de dados. Por exemplo, na linha $dados_config = mysqli_fetch_array(mysqli_query($conexao, "select * from configuracao where id=1"));, a consulta está sendo feita diretamente concatenando o número 1 na consulta. Isso abre a possibilidade de um atacante manipular a URL e explorar a vulnerabilidade de injeção de SQL.
O código também não está tratando de forma adequada a validação dos dados do formulário, o que pode levar a vulnerabilidades de cross-site scripting (XSS) se as entradas não forem devidamente sanitizadas.
Para corrigir essas vulnerabilidades, é importante:
Não expor informações sensíveis como senhas no código-fonte da página.
Utilizar prepared statements ou funções de escape nas consultas ao banco de dados para evitar injeção de SQL.
Validar e sanitizar todas as entradas do formulário para prevenir XSS.
Criptografar adequadamente as senhas antes de armazená-las no banco de dados e não exibi-las em texto simples na página.
The text was updated successfully, but these errors were encountered:
Vulnerability Analysis
A principal vulnerabilidade presente no código é a exposição de informações sensíveis, como a senha do usuário administrador. A linha
$senha = $dados_admin['senha_d'];
recupera a senha do usuário admin do banco de dados e a exibe diretamente no formulário, tanto no campo de senha quanto no campo de confirmação de senha. Isso é extremamente perigoso, pois expõe a senha em texto simples na página e pode ser acessada por qualquer pessoa que visualize o código-fonte ou inspecione o formulário.Outra vulnerabilidade potencial é a injeção de SQL nos comandos de consulta ao banco de dados. Por exemplo, na linha
$dados_config = mysqli_fetch_array(mysqli_query($conexao, "select * from configuracao where id=1"));
, a consulta está sendo feita diretamente concatenando o número 1 na consulta. Isso abre a possibilidade de um atacante manipular a URL e explorar a vulnerabilidade de injeção de SQL.O código também não está tratando de forma adequada a validação dos dados do formulário, o que pode levar a vulnerabilidades de cross-site scripting (XSS) se as entradas não forem devidamente sanitizadas.
Para corrigir essas vulnerabilidades, é importante:
The text was updated successfully, but these errors were encountered: