Dashboard simples criado para treino de uso do Power BI.
Neste dashboard, testo a hipótese da correlação entre a falta de saneamento básico e mortalidade infantil. Crianças residentes em domicícios sem a fornecimento adequado de água tratada e de esgotamento sanitário poderiam estar mais sujeitas a doenças preveníveis por esses meios.
Fonte de dados: Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil. Pnud Brasil, Ipea e FJP, 2022.
O coeficiente de correlação entre as duas variáveis resultou em 0,43, indicando uma correlação existe, porem não muito significativa. Observando o gráfico, é possível perceber que os estados da região Norte e o Maranhão são os pontos que mais se destacam pelos maiores percentuais de domicícios sem saneamento básico, sem que isso repercuta tão intensamente índice de mortalidade intantil, alcançando ínices semelhantes a estados com percentuais muito menores de comicílios sem saneamento básico.
Para seguir nessa análise, os próximos passos que buscarei é analisar dados por municípios. Com mais de 5 mil municípios, contarei com um número maior de entradas, o que me propiciará analisar a correlação com mais precisão. Outra etapa é aplicar filtros municipais por estados e por região, possibilitanto a análise da correlação em cada um dos estados e regiões.