Skip to content

Commit

Permalink
chore: import translations for pt
Browse files Browse the repository at this point in the history
  • Loading branch information
actions-user committed Oct 9, 2024
1 parent 517bf11 commit dc942c2
Show file tree
Hide file tree
Showing 17 changed files with 1,379 additions and 125 deletions.
76 changes: 48 additions & 28 deletions public/content/translations/pt/nft/index.md

Large diffs are not rendered by default.

91 changes: 91 additions & 0 deletions public/content/translations/pt/staking/dvt/index.md
Original file line number Diff line number Diff line change
@@ -0,0 +1,91 @@
---
title: Tecnologia de validação distribuída
description: A tecnologia de validador distribuído permite a operação distribuída de um validador Ethereum por múltiplos intervenientes.
lang: pt
---

# Tecnologia de validação distribuída {#distributed-validator-technology}

A tecnologia de validador distribuído (DVT) é uma abordagem à segurança de validadores que distribui a gestão de chaves e as responsabilidades de assinaturas por várias partes, para reduzir os pontos únicos de falha e aumentar a resiliência do validador.

Isso é feito através da **divisão da chave privada** usada para proteger um validador **entre vários computadores** organizados num "cluster". A vantagem deste procedimento é que torna muito difícil para os hackers acederem à chave, uma vez que esta não é armazenada na sua totalidade num único computador. Também permite que alguns nós estejam offline, uma vez que a assinatura necessária pode ser executada por um subconjunto de computadores em cada cluster. Isto reduz os pontos únicos de falha da rede e torna todo o conjunto de validadores mais robusto.

![Diagrama que mostra como uma única chave de validação é dividida em frações de chave e distribuída por vários nós com componentes variáveis.](./dvt-cluster.png)

## Porque é que precisamos da DVT? {#why-do-we-need-dvt}

### Segurança {#security}

Os validadores geram dois pares de chaves público-privadas: chaves de validador para participar no consenso e chaves de levantamentos para aceder aos fundos. Enquanto os validadores podem guardar as chaves de levantamento em armazenamento seguro, as chaves privadas dos validadores devem estar online 24 horas por dia, 7 dias por semana. Se uma chave privada de validador for comprometida, um invasor pode controlar o validador, potencialmente levando ao corte ou à perda do ETH do staker. A DVT pode ajudar a mitigar este risco. Eis como:

Ao utilizar o DVT, os stakers podem participar no staking enquanto mantêm a chave privada do validador em armazenamento seguro. Isto é conseguido encriptando a chave original completa do validador e depois dividindo-a em partes da chave. As partilhas de chaves permanece online e é distribuído para vários nós, o que permite a operação distribuída do validador. Isto é possível porque os validadores Ethereum utilizam assinaturas BLS que são aditivas, o que significa que a chave completa pode ser reconstruída através da soma das suas fracções. Isto permite que o staker mantenha a chave de validação 'mestre' original completa e segura offline.

### Sem pontos únicos de falha {#no-single-point-of-failure}

Quando um validador é dividido por vários operadores e diferentes computadores, pode resistir a falhas individuais de hardware e software sem ficar offline. O risco de falhas também pode ser reduzido através da utilização de diferentes configurações de hardware e software nos nós de um cluster. Esta resiliência não está disponível para as configurações de validadores de nó único - provém da camada DVT.

Se um dos componentes de um computador de um cluster se avariar (por exemplo, se houver quatro operadores num cluster de validadores e um deles utilizar um cliente específico que tenha um bug), os outros garantem que o validador continua a funcionar.

### Descentralização {#decentralization}

O cenário ideal para a Ethereum é ter o maior número possível de validadores operados de forma independente. No entanto, alguns fornecedores de staking tornaram-se muito populares e representam uma parte substancial do total de ETH em staking na rede. O DVT possibilita a existência desses operadores, preservando a descentralização da participação. Isto deve-se ao facto de as chaves de cada validador estarem distribuídas por múltiplos computadores e seria necessário um consenso muito maior para que um validador se tornasse malicioso.

Sem o DVT, é mais fácil para os fornecedores de staking suportarem apenas uma ou duas configurações de cliente para todos os seus validadores, o que aumenta o impacto de um bug de cliente. O DVT pode ser usado para distribuir o risco por várias configurações de clientes e hardware diferente, criando resiliência através da diversidade.

**O DVT oferece os seguintes benefícios ao Ethereum:**

1. **Descentralização** do consenso de prova de participação da Ethereum
2. Garante a **vitalidade** da rede
3. Cria um validador **com tolerância a falhas**
4. **Operação de validação de confiança minimizada**
5. **Minimização dos riscos de interrupção** e de inatividade
6. **Aumenta a diversidade** (cliente, datacenter, localização, regulamentação, etc.)
7. **Segurança reforçada** da gestão das chaves do validador

## Como é que a TVP funciona? {#how-does-dvt-work}

Uma solução de DVT contém os seguintes componentes:

- **[Shamir's secret sharing](https://medium.com/@keylesstech/a-beginners-guide-to-shamir-s-secret-sharing-e864efbf3648)** - Os validadores usam [chaves BLS](https://en.wikipedia.org/wiki/BLS_digital_signature). As "chaves primárias" individuais da BLS ("key shares") podem ser combinadas numa única chave agregada (assinatura). No DVT, a chave privada de um validador é a assinatura BLS combinada de cada operador do cluster.
- **[Threshold signature scheme](https://medium.com/nethermind-eth/threshold-signature-schemes-36f40bc42aca)** - Determina o número mínimo de frações da chave que são necessárias para assinar tarefas, por exemplo, 3 em 4.
- **[Distributed key generation (DKG)](https://medium.com/toruslabs/what-distributed-key-generation-is-866adc79620)** - Processo criptográfico que gera as partilhas das chaves e é utilizado para distribuir as partilhas de uma chave de validação existente ou nova pelos nós de um cluster.
- **[Multiparty computation (MPC)](https://messari.io/report/applying-multiparty-computation-to-the-world-of-blockchains)** - A chave completa do validador é gerada em segredo utilizando a computação por múltiplos participantes. A chave completa nunca é conhecida por nenhum dos operadores individuais - apenas conhecem a sua própria parte (a sua "quota").
- **Consensus protocol** - O protocolo de consenso selecciona um nó para ser o proponente do bloco. Partilham o bloco com os outros nós do cluster, que adicionam as suas partes da chave à assinatura agregada. Quando um número suficiente de partes da chave tiver sido agregado, o bloco é proposto na Ethereum.

Os validadores distribuídos têm tolerância a falhas incorporada e podem continuar a funcionar mesmo que alguns dos nós individuais fiquem offline. Isto significa que o cluster é resiliente, mesmo que alguns dos seus nós sejam maliciosos ou ineficazes.

## Casos de utilização de DVT {#dvt-use-cases}

A DVT tem implicações significativas para o sector de staking em geral:

### Stakers individuais {#solo-stakers}

O DVT também permite o staking sem custódia, permitindo-lhe distribuir a chave de validação por nós remotos, mantendo a chave completa completamente offline. Isto significa que os stakers domésticos não precisam necessariamente de gastar mais em hardware, enquanto a distribuição das partilhas de chaves pode ajudar a fortalecê-los contra potenciais ataques informáticos.

### Staking as a service (SaaS) {#saas}

Os operadores (tais como pools de staking e stakers institucionais) que gerem muitos validadores podem utilizar o DVT para reduzir o seu risco. Ao distribuir a sua infraestrutura, podem acrescentar redundância às suas operações e diversificar o tipo de hardware que utilizam.

O DVT partilha a responsabilidade pela gestão de chaves entre múltiplos nós, o que significa que alguns custos operacionais também podem ser partilhados. O DVT pode também reduzir o risco operacional e os custos com seguros para os fornecedores de staking.

### Staking pools {#staking-pools}

Devido às configurações padrão do validador, os pools de staking e os fornecedores de staking líquido são obrigados a ter níveis variáveis de confiança de um único operador, uma vez que os ganhos e perdas são socializados em toda a pool. Além disso, dependem dos operadores para salvaguardar as chaves de assinatura porque, até agora, não tinham outra opção.

Embora tradicionalmente sejam feitos esforços para repartir o risco através da distribuição dos stakings por vários operadores, cada operador continua a gerir uma participação significativa de forma independente. Confiar num único operador apresenta riscos imensos se o seu desempenho for inferior ao esperado, se houver tempo de inatividade, se ficar comprometido ou se agir de forma maliciosa.

Ao tirar partido do DVT, a confiança exigida aos operadores é significativamente reduzida. **As pools podem permitir que os operadores detenham participações sem necessitarem da custódia de chaves de validação** (uma vez que apenas são utilizadas partes de chaves). Também permite que os stakes geridos sejam distribuídos por mais operadores (por exemplo, em vez de ter um único operador a gerir 1000 validadores, o DVT permite que esses validadores sejam geridos coletivamente por diversos operadores). A existência de diversas configurações de operadores garante que, em caso de avaria de um operador, os outros continuarão a poder atestar. Isto resulta em redundância e diversificação que conduzem a um melhor desempenho e resiliência, maximizando simultaneamente as recompensas.

Outra vantagem de minimizar a confiança de um único operador é que as pools de staking podem permitir uma participação mais aberta e sem necessidade de permissão do operador. Ao fazê-lo, os serviços podem reduzir o seu risco e apoiar a descentralização do Ethereum, utilizando conjuntos de operadores com e sem permissões, por exemplo, emparelhando stakers domésticos ou mais pequenos com stakers maiores.

## Potenciais desvantagens da utilização da DVT {#potential-drawbacks-of-using-dvt}

- **Componente adicional** - a introdução de um nó de DVT acrescenta outra parte que pode eventualmente estar deficiente ou vulnerável. Uma forma de atenuar este problema é procurar ter várias implementações de um nó DVT, o que significa vários clientes DVT (da mesma forma que existem vários clientes para as camadas de consenso e de execução).
- **Custos operacionais** - uma vez que o DVT distribui o validador entre várias partes, são necessários mais nós para o funcionamento, em vez de um único nó, o que aumenta os custos operacionais.
- **Aumento potencial da latência** - uma vez que o DVT utiliza um protocolo de consenso para obter esse consenso entre os vários nós que operam um validador, pode potencialmente introduzir um aumento da latência.

## Leitura adicional {#further-reading}

- [Especificações do validador distribuído Ethereum (alto nível)](https://github.com/ethereum/distributed-validator-specs)
- [Especificações técnicas do validador distribuído Ethereum](https://github.com/ethereum/distributed-validator-specs/tree/dev/src/dvspec)
- [Aplicação Shamir de demonstração da partilha de chaves privadas](https://iancoleman.io/shamir/)
86 changes: 86 additions & 0 deletions public/content/translations/pt/staking/pools/index.md
Original file line number Diff line number Diff line change
@@ -0,0 +1,86 @@
---
title: Participação agrupada
description: Uma visão global de como começar a utilizar o staking de ETH em pool
lang: pt
template: staking
emoji: ":money_with_wings:"
image: /images/staking/leslie-pool.png
alt: Leslie, o rinoceronte, a nadar na piscina.
sidebarDepth: 2
summaryPoints:
- Participe e ganhe recompensas com qualquer quantidade de ETH unindo forças com outros
- Salte a parte mais complicada e confiar o funcionamento do validador a um terceiro
- Mantenha os tokens de staking na sua carteira pessoal
---

## O que são pools de staking (apostas)? {#what-are-staking-pools}

As staking pools são uma abordagem colaborativa para permitir que muitos com pequenas quantidades de ETH obtenham as 32 ETH necessárias para ativar um conjunto de chaves de validação. A funcionalidade de pooling não é suportada nativamente pelo protocolo, pelo que foram criadas soluções separadamente para responder a esta necessidade.

Algumas pools funcionam com contratos inteligentes, em que os fundos podem ser depositados num contrato, que gere e acompanha a sua participação de forma fiável e emite um token que representa esse valor. Outras pools podem não envolver contratos inteligentes e em vez disso, são geridas fora da cadeia.

## Porquê arriscar numa pool? {#why-stake-with-a-pool}

Para além dos benefícios que delineámos na nossa [introdução ao staking](/staking/), o staking com uma pool tem uma série de benefícios distintos.

<CardGrid>
<Card title="Barreira de entrada reduzida" emoji="🐟" description="Not a whale? No problem. Most staking pools let you stake virtually any amount of ETH by joining forces with other stakers, unlike staking solo which requires 32 ETH." />
<Card title="Comece hoje a investir em Staking" emoji=":stopwatch:" description="Staking with a pool is as easy as a token swap. No need to worry about hardware setup and node maintenance. Pools allow you to deposit your ETH which enables node operators to run validators. Rewards are then distributed to contributors minus a fee for node operations." />
<Card title="Tokens de staking" emoji=":droplet:" description="Many staking pools provide a token that represents a claim on your staked ETH and the rewards it generates. This allows you to make use of your staked ETH, e.g. as collateral in DeFi applications." />
</CardGrid>

<StakingComparison page="pools" />

## Considerações a ter {#what-to-consider}

O staking directamente em pool ou delegado não é suportado nativamente pelo protocolo Ethereum, mas dada a procura de utilizadores para fazer staking com menos de 32 ETH, foi criado um número crescente de soluções para satisfazer esta procura.

Cada pool e as ferramentas ou contratos inteligentes que estas utilizam foram desenvolvidos por equipas diferentes, e cada um deles apresenta vantagens e riscos. As pools permitem aos utilizadores trocar as suas ETH por um token que representa a ETH aplicada. O token é útil porque permite que os utilizadores troquem qualquer montante de ETH por um montante equivalente de um token com rendimento que gera um retorno das recompensas de staking aplicadas ao ETH subjacente staked (e vice-versa) em trocas descentralizadas, embora o ETH real permaneça staked na camada de consenso. Isso significa que as trocas entre um produto de ETH com rendimento e o "ETH original" são rápidas, fáceis e não estão disponíveis apenas em múltiplos de 32 ETH.

No entanto, estes tokens ETH staked tendem a criar comportamentos do tipo cartel, em que um grande montante de ETH staked acaba por ficar sob o controlo de algumas organizações centralizadas, em vez de ser distribuído por muitos indivíduos independentes. Isto cria condições para a censura ou a diminuição de valor. O critério de excelência para o staking deve ser sempre, se possível, o facto de os validadores serem executados por indivíduos no seu próprio hardware.

[Mais informações sobre os riscos de staking de tokens](https://notes.ethereum.org/@djrtwo/risks-of-lsd).

Os indicadores de atributo são utilizados abaixo para assinalar pontos fortes ou fracos assinaláveis que um conjunto de staking listado possa ter. Utilize esta secção como referência para saber como definimos estes atributos enquanto escolhe uma pool para aderir.

<StakingConsiderations page="pools" />

## Explorar as pools de staking {#explore-staking-pools}

Há uma vasta gama de opções disponíveis para o ajudar na sua configuração. Utilize os indicadores acima referidos para o orientar através das ferramentas que se seguem.

<ProductDisclaimer />

<StakingProductsCardGrid category="pools" />

Note-se a importância de escolher um serviço que leve a sério a [diversidade de clientes](/developers/docs/nodes-and-clients/client-diversity/), uma vez que melhora a segurança da rede e limita o seu risco. Os serviços que apresentam indícios de limitação da utilização por parte da maioria dos clientes são indicados com <em style={{ textTransform: "uppercase" }}>"execution client diversity"</em> e <em style={{ textTransform: "uppercase" }}>"consensus client diversity."</em>

Tem alguma sugestão para uma ferramenta de staking que nos tenha escapado? Consulte a nossa [política de listagem de ferramentas](/contributing/adding-staking-products/) para ver se é adequado e para o submeter a análise.

## Frequently asked questions {#faq}

<ExpandableCard title="Como é que ganho recompensas?">
Normalmente, os tokens ERC-20 de staking são emitidos para os stakers, representando o valor do seu ETH staked mais recompensas. Não se esqueça que diferentes pools distribuirão as recompensas de staking aos seus utilizadores através de métodos ligeiramente diferentes, mas este é o tema em comum.
</ExpandableCard>

<ExpandableCard title="Quando é que posso levantar o valor em staking?">
Agora mesmo! A atualização da rede Xangai/Capella ocorreu em abril de 2023 e introduziu os saques de staking. As contas de validador que apoiam as pools de staking têm agora a capacidade de sair e retirar ETH para o endereço de levantamento designado. Isso permite a capacidade de resgatar a sua parte da participação para o ETH base. Consulte o seu operador para saber como é que suporta esta funcionalidade.

Alternativamente, as pools que utilizam um tokens ETH staked ERC-20 permitem aos utilizadores negociar este token no mercado aberto, permitindo-lhe vender a sua posição de staking, efetivamente "retirando" sem realmente remover ETH do contrato de staking.

<ButtonLink href="/staking/withdrawals/">Mais informações sobre levantamentos de staking</ButtonLink>
</ExpandableCard>

<ExpandableCard title="Isto é diferente de fazer staking no meu Exchange?">
Existem muitas semelhanças entre essas opções de staking em pool e as trocas centralizadas, como a capacidade de apostar pequenas quantidades de ETH e agrupá-las para ativar validadores.

Ao contrário das trocas centralizadas, muitas outras opções de staking em pool utilizam contratos inteligentes e/ou tokens de staking, que são normalmente tokens ERC-20 que podem ser mantidos na sua própria carteira e comprados ou vendidos como qualquer outro token. Isto oferece uma camada de autonomia e segurança, dando-lhe controlo sobre os seus tokens, mas ainda não lhe dá controlo direto sobre o cliente validador que atesta em seu nome em background.

Algumas opções de pooling são mais descentralizadas do que outras no que diz respeito aos nós que as suportam. Para promover a solidez e a descentralização da rede, os stakers são sempre encorajados a selecionar um serviço de pooling que permita um conjunto descentralizado e sem permissões de operadores de nós.
</ExpandableCard>

## Leitura adicional {#further-reading}

- [O diretório de staking Ethereum ](https://www.staking.directory/) - _Eridian e Spacesider_
- [Visão geral do staking com o Rocket Pool](https://docs.rocketpool.net/guides/staking/overview.html) - _Docs do RocketPool_
- [Staking Ethereum em Lido](https://help.lido.fi/en/collections/2947324-staking-ethereum-with-lido) - _Docs de ajud do Lido_
Loading

0 comments on commit dc942c2

Please sign in to comment.