O Beez é uma aplicação mobile (inicialmente desenvolvida apenas para Android) que tem como objetivo unificar eventos de entretenimento/recreação em um só lugar.
Por meio dele, pessoas podem visualizar e cadastrar eventos de qualquer natureza (lazer, religiosos, artísticos, culturais), manifestar interesse na participação, seguir produtores de eventos e seus amigos, além de ficar por dentro de tudo que está acontecendo na sua cidade (ou em outras).
Todas as telas da aplicação foram prototipadas e podem ser conferidas no Figma.
O conceito principal da aplicação é de uma Colmeia (por isso os tons amarelos), onde os eventos estão dispostos para todos e se forma uma rede de contatos e interesses no mapa da cidade que o usuário observa.
O sistema foi projetado usando um Serverless Backend com Firebase. Dessa forma, podemos implementar features de Realtime Database e evitando que um backend a parte tenha de ser construído, já que as tarefas que necessitam de persistência são básicas. Desse serviço, utilizou-se de quatro ferramentas:
- Firestore. Útil para armazenar informações de eventos e usuários (utiliza um banco de dados não-relacional, com JSON).
- Authentication. Serviço que cadastra usuários com diversos métodos de login (e-mail, Facebook, Google, Twitter, telefone).
- Storage. Permite armazenar dados multimídia de maneira leve e de rápida leitura.
- Deep Links. Gerencia a criação e redirecionamento de usuários de qualquer lugar da web para a aplicação através de DeepLinks.