Skip to content
New issue

Have a question about this project? Sign up for a free GitHub account to open an issue and contact its maintainers and the community.

By clicking “Sign up for GitHub”, you agree to our terms of service and privacy statement. We’ll occasionally send you account related emails.

Already on GitHub? Sign in to your account

Correções ortográficas e versão do Pillow #49

Merged
merged 5 commits into from
Oct 31, 2015
Merged
Show file tree
Hide file tree
Changes from all commits
Commits
File filter

Filter by extension

Filter by extension


Conversations
Failed to load comments.
Loading
Jump to
Jump to file
Failed to load files.
Loading
Diff view
Diff view
10 changes: 5 additions & 5 deletions content/articles/como-publicar-no-blog-do-grupydf.rst
Original file line number Diff line number Diff line change
Expand Up @@ -6,12 +6,12 @@ Como Publicar No Blog Do Grupy-Df
:tags: tutorial, tecnico, pelican, site, git, github, pip, virtual env
:image: /images/monty-python-knights.jpg

Olá pessoal! Recentemente `inauguramos o site do Grupy-DF`_ e alguns membros do grupo estão começando a produzir conteúdos. Como eu fui o "maluco" a propor essa plataforma, achei que seria justo escrever um tutorial para aqueles que desconhecem um pouco o `Pelican`_. Então preparem seus cérebros pois vamos aprender deste *virtual env* até versionamento de código!
Olá pessoal! Recentemente `inauguramos o site do Grupy-DF`_ e alguns membros do grupo estão começando a produzir conteúdos. Como eu fui o "maluco" a propor essa plataforma, achei que seria justo escrever um tutorial para aqueles que desconhecem um pouco o `Pelican`_. Então preparem seus cérebros pois vamos aprender desde *virtual env* até versionamento de código!

O Que é o Pelican
-----------------

Primeiramente o Pelican é um gerador de site estático multiplataforma (GNU/Linux, Mac OS e Windows), isto é, nosso site não possui nenhum servidor de aplicação (*backend*) em execução, ele é composto apenas de arquivos HTML, CSS e JavaScript. Mas por que isso é vantajoso? Eu já `escrevi sobre isso no meu site`_, mas em resumo ganhamos em performance, hospedagem, segurança e versionamento. Como este site receberá publicações de várias pessoas, resolvemos usar as *Issues* do GitHub para controlar os artigos que estão em processo de descrita (foi criada uma tag `Artigos`_ para concentrar todos os trabalhos).
Primeiramente o Pelican é um gerador de site estático multiplataforma (GNU/Linux, Mac OS e Windows), isto é, nosso site não possui nenhum servidor de aplicação (*backend*) em execução, ele é composto apenas de arquivos HTML, CSS e JavaScript. Mas por que isso é vantajoso? Eu já `escrevi sobre isso no meu site`_, mas em resumo ganhamos em performance, hospedagem, segurança e versionamento. Como este site receberá publicações de várias pessoas, resolvemos usar as *Issues* do GitHub para controlar os artigos que estão em processo de escrita (foi criada uma tag `Artigos`_ para concentrar todos os trabalhos).

Outra vantagem de utilizarmos o site estático tendo o GitHub como "backend" é que as publicações podem ser controladas por meio de Pull Requests. Desta forma não limitamos as publicações apenas a quem tem permissão no repositório e/ou é membro do Grupy-DF. Já se estivéssemos utilizando um CMS... teríamos que criar uma conta pra esse usuário e confiar a ele acesso à nossa infraestrutura.

Expand Down Expand Up @@ -104,7 +104,7 @@ Ou em Markdown:
Tags: tutorial, tecnico, pelican, site
Image: /images/monty-python-knights.jpg

Novamente é tudo muito intuitivo, temos o título do artigo (a primeira linha em ReST, o a precedida por ``Title:`` em Markdown) seguido da data de publicação (no formato ``YYYY-MM-DD HH:MM``). Logo abaixo temos o nome do autor, categoria e uma lista de tags. Somente a última tag é algo implementado por mim e não é nativo do Pelican.
Novamente é tudo muito intuitivo, temos o título do artigo (a primeira linha em ReST, ou a precedida por ``Title:`` em Markdown) seguido da data de publicação (no formato ``YYYY-MM-DD HH:MM``). Logo abaixo temos o nome do autor, categoria e uma lista de tags. Somente a última tag é algo implementado por mim e não é nativo do Pelican.

A Tag ``:image::`` ou ``Image:`` (em Markdown) faz referência à imagem de capa do artigo, que também fica no "cabeçalho" do artigo, conforme print screens abaixo:

Expand All @@ -114,7 +114,7 @@ A Tag ``:image::`` ou ``Image:`` (em Markdown) faz referência à imagem de capa
:align: center

Após estas *meta-tags*, basta escrever o texto de acordo com a linguagem de marcação adotadas: `ReStructured Text`_ ou `Markdown`_. Para mais informações a `documentação do Pelican é excelente`_!
Uma vez concluído o artigo, emita novamente o comando ``make clean html serve`` e acesse a URL http://localhost:8000 e ver como ficou.
Uma vez concluído o artigo, emita novamente o comando ``make clean html serve`` e acesse a URL http://localhost:8000 para ver como ficou.

Lembre que o CSS deste site ainda não está completamente concluído e algumas coisas ainda precisam ser melhoradas, como por exemplo a exibição de códigos, tabelas e etc.

Expand All @@ -135,7 +135,7 @@ Com o *commit* realizado com sucesso, você pode realizar o push pro seu reposit

$ git push origin pelican

Agora basta enviar um *Pull Request* do do seu repositório e os gestores do site irão aprovar sua contribuição.
Agora basta enviar um *Pull Request* do seu repositório e os gestores do site irão aprovar sua contribuição.

.. _inauguramos o site do Grupy-DF: /blog/bem-vindos-ao-blog-do-grupy-df/
.. _Pelican: http://blog.getpelican.com/
Expand Down
2 changes: 1 addition & 1 deletion requirements.txt
Original file line number Diff line number Diff line change
Expand Up @@ -11,7 +11,7 @@ markupsafe
mdx-video
paramiko
pelican==3.6
pillow
pillow==2.6.1
pycrypto
pygments
python-dateutil
Expand Down