Projeto feito durante a 3ª edição do Hack iFood. Como podemos usar a IA de reconhecimento de ingredientes para ajudar os restaurantes a aumentar sua performance de vendas? Talvez, uma grande empresa consiga ter orçamento para realizar uma pesquisa e entender quem é seu público, e com isso, ainda realizar ações para multiplicar seus números de venda. Mas e o João, dono da Hamburgueria da Esquina? Foi justamente pensando nele que nós chegamos em um consenso. Para entregar uma boa experiência para o cliente final, a rede de apoio ao parceiro do iFood deve ser robusta.
Sabemos que a plataforma fornece dados sobre o negócio e que isso sem dúvidas ajuda o João a tomar decisões para melhorar suas vendas, o nosso ponto aqui é: o que aconteceria se o João descobrisse que ele pode perder vários clientes simplesmente por não ter uma opção vegetariana em seu cardápio? A solução começa com essa provocação. E a provocação vira pesquisa e então, um possível caminho: uma feature do que o iFood já faz, mas bem mais detalhada, e o melhor, usando a IA em desenvolvimento. A partir do momento que o João descobre que existem várias pessoas procurando por hambúrguer de soja por perto, ele pode resolver o problema dessas pessoas adicionando esta opção no seu cardápio, o iFood resolve o problema dele ajudando-o a vender ainda mais e para mais pessoas e o cliente ajuda o iFood sabendo que sempre vai encontrar cada vez mais opções por perto. A melhor parte é que isso não se estende somente ao vegetariano, as possibilidades são infinitas. Um intolerante a lactose pode pesquisar por produtos que contemplem sua dieta, assim como a pessoa fit, o amante de bacon e até o alérgico a camarão. O que o João pode encontrar nessa feature é um dashboard que não só mostra o que está acontecendo com suas vendas, mas que também sugere as próximas ações e ainda dá informações em tempo real de busca.
Sim, a solução aponta para o João, através de uma modal informações como "A busca por hambúrguer em sua região aumentou consideravelmente na última hora", direcionando ele para uma tela onde ele poderá liberar cupom de desconto para tentar alcançar as pessoas no exato momento em que elas estão procurando pela comida dele. O dashboard ainda apresenta relatórios que possuem filtros de tempo, permitindo que ele consulte e realize pesquisas quando quiser, seja comparando o número de procura por um ingrediente como comparando a venda de um prato do seu cardápio com o oferecido pelo mercado.
Nós somos o Time 2 do Hack iFood, e essa é a nossa proposta.
- Alexandre Costa (Dev Front-end)
- Allan Gilber (Dev Fullstack)
- Carmen Araújo (Negócios)
- Maria Helena Souza (Dev Fullstack)
- Paulo Gustavo (UI Designer)
Hack.IFood.-.Time.2.mp4
- React.js: React é uma biblioteca JavaScript para construção de interfaces de usuário.
- Styled Components: Styled Components é uma biblioteca que utiliza o conceito de CSS-in-JS, ou seja, que permite escrever códigos CSS dentro do Javascript.
- Ant-Design: Um sistema de design para produtos de nível empresarial. Cria uma experiência de trabalho eficiente e agradável.
Antes de começar você vai precisar ter instalado em sua máquina as seguintes ferramentas: o Git e o Node.js. Além disso, é bom ter uma IDE para trabalhar com o código. Nós recomendamos o VSCode.
# Clone este repositório
# HTTPS
$ git clone https://github.com/mhsouza88/hackifood.git
# SSH
$ git clone git@github.com:mhsouza88/hackifood.git
# CLI
$ gh repo clone mhsouza88/hackifood
# Acesse a pasta do projeto no terminal
$ cd ./hackifood
# Instale as dependências
$ yarn
# Para iniciar o projeto
$ yarn dev
# O servidor iniciará na porta:3000 - acesse <http://localhost:3000>
Alexandre Costa |
Allan Gilber #MeContrataiFood |
Maria Helena Souza |