Assume-se que há uma instalação correta do TeX Live. Para qualquer dos sistemas operacionais mais comuns (Unix/Mac OS/Windows), basta copiar todos os arquivos disponíveis. A forma mais simples de fazer isso é baixar o arquivo ZIP e descompactá-lo em sua área de trabalho.
A criação de um arquivo PDF é simples, basta processar o arquivo principal (monografia.tex
) com o programa pdflatex
. Isso pode ser feito pela linha de comando:
cd /caminho/para/arquivos/
pdflatex monografia
Para gerar as referências bibliográficas, utiliza-se a ferramenta bibtex
:
bibtex monografia
E para gerar as referências de siglas/abreviaturas, a ferramenta makeglossaries
:
makeglossaries monografia
Para finalizar, é preciso processar tudo novamente:
pdflatex monografia
O mesmo resultado pode ser obtido usando uma interface gráfica mais amigável, como o TeXworks, mas geralmente é preciso gerar o glossário separadamente.
Utilizando a instalação básica da versão 2.9.5105 (Windows XP 32-bit) do MiKTeX, ao abrir o arquivo monografia.tex
com o editor instalado (TeXworks), e executando a opção padrão oferecida pdfLaTeX+MakeIndex+BibTeX
, o programa indicou a ausência de diversos pacotes; mas já oferecendo a opção de instalação destes. O pacote glossaries depende de tracklang.sty, que foi instalado pelo gerenciador de pacotes do próprio MiKTeX (após sincronização). Para gerar o glossário, é preciso instalar PERL e realizar alguns ajustes, há instruções muito claras neste link. Com a versão ActiverPerl 5.20.2 Build 2001, a configurando a opção makeglossaries conforme as instruções, o PDF foi gerado sem problemas.
Por conta das possíveis configurações de bibliografia, alguns usuários erroneamente utilizam o pacote natbib, geralmente levando a erro relacionado a ausência do pacote hypernat. Isto pode ser facilmente remediado acrescentando-o ao diretório onde está o arquivo principal.