##1. Introdução O Photo Downloader é um serviço que armazena as fotos obtidas durante a execução de atividade na plataforma uMov.me. Após exportar o arquivo no formato .CSV contendo os dados coletados, é preciso mapear em um arquivo de configuração quais os indices (do .CSV) as fotos/imagens estão localizados e também permite configurar pastas e subpastas para melhor organização das fotos armazenadas.
##2. Instalação Para executar o Photo Downloader é preciso realizar os passos abaixo
####2.1. Instalar Ruby O serviço foi desenvolvido na linguagem ruby, por isso é necessário instalar esta a linguagem na máquina onde o serviço será executado. Os instaladores podem ser obtidos em:
- Windows: http://rubyinstaller.org/
- Unix based: https://www.ruby-lang.org/en/
####2.2. Instalar Ruby Gems RubyGem é uma biblioteca, um conjunto de arquivos Ruby reusáveis, necessário para executar programas desenvolvidos na linguagem ruby. Pode ser obtido em https://rubygems.org
####2.3. Download do serviço
O serviço está disponibilizado publicamente em https://github.com/umovme/photo-downloader e existem duas maneira de baixá-lo:
*Realizar o download do arquivo zip
*Clonar o projeto executando o comando no terminal: git clone https://github.com/umovme/photo-downloader.git
####2.4. Instalando o Photo Downloader
Após baixar o serviço, acesse o diretório /photo-downloader (caso baixar o zip então o diretorio será /photo-downloader-master) e execute o comando abaixo para configurar a aplicação:
ruby setup.rb
Após a execução do setup.rb
serão criadas as pastas /file-to-process, /photo e a /log
##3. Configuração O arquivo, no formato .CSV, contendo os dados exportados deve ser incluído na pasta /file-to-process
####3.1. Configuração do ambiente O arquivo /conf/environment.yml destina-se à configuração das pastas, subpastas e fotos atribuindo a cada uma delas o respectivo índice no arquivo exportado. No exemplo abaixo, foi definido que será criado uma pasta /photos contendo as subpastas definidas no índice 3 e 0, respectivamente para a pasta de primeiro nível e de segundo nível. As fotos serão encontrados nos índices 33, 34 e 45
photo_path: photos
files_folder: files_to_process
files_extension: '*.csv'
index_first_level_photo_folder: 3
index_second_level_photo_folder: 0
indexes_photo_url:
- 33
- 35
- 43
OBS: Os parâmetros photo_path
, files_folder
e files_extension
podem ser alterados, porém é preciso que seja realizado antes de rodas o comando ruby setup.rb
##4. Executar o serviço
Visto que a instalação e configuração foram realizadas com sucesso, então o serviço está pronto para ser executado, para tanto execute o comando abaixo.
ruby run.rb
##5. Verificação dos logs do serviço O arquivo de log é gerado a cada execução do serviço, caso ainda não exista. Serve basicamente para informar cada linha que está sendo processada, verificando se existe foto nos indices informados anteriormente.