Skip to content

Commit

Permalink
Update links (RU and PT-BR lang) (#19281)
Browse files Browse the repository at this point in the history
* Update links (RU lang)

* Update links (PT-BR lang)
  • Loading branch information
virtual-designer authored Mar 2, 2022
1 parent 2222a61 commit 64e5c7c
Show file tree
Hide file tree
Showing 32 changed files with 86 additions and 86 deletions.
8 changes: 4 additions & 4 deletions docs/guide-pt-BR/caching-data.md
Original file line number Diff line number Diff line change
Expand Up @@ -30,7 +30,7 @@ if ($data === false) {
O cache de dados se baseia nos, então chamados, *Componentes de Cache* que representam vários armazenamentos de cache,
como memória, arquivos, bancos de dados.

Componentes de Cache são normalmente registrados como [componentes de aplicação](structure-application-components.md) para que possam ser globalmente configuráveis e acessíveis. O código a seguir exibe como configurar o componente de aplicação `cache` para usar [memcached](http://memcached.org/) com dois servidores de cache:
Componentes de Cache são normalmente registrados como [componentes de aplicação](structure-application-components.md) para que possam ser globalmente configuráveis e acessíveis. O código a seguir exibe como configurar o componente de aplicação `cache` para usar [memcached](https://memcached.org/) com dois servidores de cache:

```php
'components' => [
Expand Down Expand Up @@ -93,12 +93,12 @@ Yii suporta uma ampla gama de sistemas de cache. A seguir um resumo:
[memcached](https://www.php.net/manual/en/book.memcached.php). Esta opção pode ser considerada a mais rápida
ao se implementar o cache em aplicações distribuídas (ex., vários servidores, balanceadores de carga, etc.)
* [[yii\redis\Cache]]: implementa um componente de cache baseado em armazenamento chave-valor
[Redis](http://redis.io/) (requer redis versão 2.6.12 ou mais recente).
* [[yii\caching\WinCache]]: usa a extensão PHP [WinCache](http://iis.net/downloads/microsoft/wincache-extension)
[Redis](https://redis.io/) (requer redis versão 2.6.12 ou mais recente).
* [[yii\caching\WinCache]]: usa a extensão PHP [WinCache](https://iis.net/downloads/microsoft/wincache-extension)
([veja também](https://www.php.net/manual/en/book.wincache.php)).
* [[yii\caching\XCache]] _(deprecated)_: usa a extensão PHP [XCache](https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_PHP_accelerators#XCache).
* [[yii\caching\ZendDataCache]] _(deprecated)_: usa
[Cache de Dados Zend](http://files.zend.com/help/Zend-Server-6/zend-server.htm#data_cache_component.htm)
[Cache de Dados Zend](https://files.zend.com/help/Zend-Server-6/zend-server.htm#data_cache_component.htm)
como o meio de cache subjacente.


Expand Down
2 changes: 1 addition & 1 deletion docs/guide-pt-BR/db-active-record.md
Original file line number Diff line number Diff line change
@@ -1,7 +1,7 @@
Active Record
=============

O [Active Record](http://en.wikipedia.org/wiki/Active_record_pattern) fornece uma interface orientada a objetos para acessar e manipular dados armazenados em bancos de dados. Uma classe Active Record está associado a uma tabela da base de dados, uma instância do Active Record corresponde a uma linha desta tabela, e um *atributo* desta instância representa o valor de uma coluna desta linha. Em vez de escrever instruções SQL a mão, você pode acessar os atributos do Active Record e chamar os métodos do Active Record para acessar e manipular os dados armazenados nas tabelas do banco de dados.
O [Active Record](https://en.wikipedia.org/wiki/Active_record_pattern) fornece uma interface orientada a objetos para acessar e manipular dados armazenados em bancos de dados. Uma classe Active Record está associado a uma tabela da base de dados, uma instância do Active Record corresponde a uma linha desta tabela, e um *atributo* desta instância representa o valor de uma coluna desta linha. Em vez de escrever instruções SQL a mão, você pode acessar os atributos do Active Record e chamar os métodos do Active Record para acessar e manipular os dados armazenados nas tabelas do banco de dados.

Por exemplo, assumindo que `Customer` é uma classe Active Record que está associada com a tabela `customer` e `name` é uma coluna desta tabela. Você pode escrever o seguinte código para inserir uma nova linha na tabela `customer`:

Expand Down
2 changes: 1 addition & 1 deletion docs/guide-pt-BR/db-migrations.md
Original file line number Diff line number Diff line change
Expand Up @@ -169,7 +169,7 @@ Observe que normalmente quando você realiza múltiplas operações em `safeUp()
em `safeDown()`. No exemplo acima nós primeiramente criamos a tabela e depois inserimos uma túpla em `safeUp()`; enquanto
em `safeDown()` nós primeiramente apagamos o registro e depois eliminamos a tabela.

> Observação: Nem todos os SGBDs suportam transações. E algumas requisições de banco não podem ser encapsuladas em uma transação. Para alguns exemplos, referir a [commit implícito](http://dev.mysql.com/doc/refman/5.1/en/implicit-commit.html). Se este for o caso, implemente os métodos `up()` e `down()`.
> Observação: Nem todos os SGBDs suportam transações. E algumas requisições de banco não podem ser encapsuladas em uma transação. Para alguns exemplos, referir a [commit implícito](https://dev.mysql.com/doc/refman/5.1/en/implicit-commit.html). Se este for o caso, implemente os métodos `up()` e `down()`.

### Métodos de Acesso ao Banco de Dados <span id="db-accessing-methods"></span>
Expand Down
2 changes: 1 addition & 1 deletion docs/guide-pt-BR/rest-resources.md
Original file line number Diff line number Diff line change
Expand Up @@ -117,7 +117,7 @@ o request com `http://localhost/users?fields=id,email&expand=profile` pode retor

## Links <span id="links"></span>

[HATEOAS](http://en.wikipedia.org/wiki/HATEOAS) é uma abreviação de “Hypermedia as the Engine of Application State”, que promove as APIs Restfull retornarem informações para permitir aos clientes descobrirem quais ações são suportadas pelos recursos retornados. O sentido de HATEOAS é retornar um conjunto de hiperlinks em relação às informações quando os recursos de dados são servidos pelas APIs.
[HATEOAS](https://en.wikipedia.org/wiki/HATEOAS) é uma abreviação de “Hypermedia as the Engine of Application State”, que promove as APIs Restfull retornarem informações para permitir aos clientes descobrirem quais ações são suportadas pelos recursos retornados. O sentido de HATEOAS é retornar um conjunto de hiperlinks em relação às informações quando os recursos de dados são servidos pelas APIs.

Suas classes de recursos podem suportar HATEOAS implementando a interface [[yii\web\Linkable]]. Esta interface contém um único método [[yii\web\Linkable::getLinks()|getLinks()]] que deve retornar uma lista de [[yii\web\Link|links]].
Tipicamente, você deve retornar pelo menos o link `self` representando a URL para o mesmo objeto de recurso. Por exemplo:
Expand Down
4 changes: 2 additions & 2 deletions docs/guide-pt-BR/rest-versioning.md
Original file line number Diff line number Diff line change
Expand Up @@ -3,9 +3,9 @@ Versionamento

Uma boa API é *versionada*: Mudanças e novos recursos são implementados em novas versões da API em vez de alterar continuamente apenas uma versão. Diferente de aplicações Web, com a qual você tem total controle do código de ambos os lados cliente e servidor, APIs são destinadas a ser utilizadas por clientes além de seu controle. Por esta razão, a compatibilidade (BC) entre as APIs deve ser mantida sempre que possível. Se uma mudança que pode quebrar esta compatibilidade é necessária, você deve introduzi-la em uma nova versão de API e subir o número da versão. Os clientes existentes podem continuar a usar a versão antiga da API; e os clientes novos ou atualizados podem obter a nova funcionalidade na nova versão da API.

> Dica: Consulte o artigo [Semantic Versioning](http://semver.org/) para obter mais informações sobre como projetar números de versão da API.
> Dica: Consulte o artigo [Semantic Versioning](https://semver.org/) para obter mais informações sobre como projetar números de versão da API.
Uma maneira comum de implementar versionamento de API é incorporar o número da versão nas URLs da API. Por exemplo, `http://example.com/v1/users` representa o terminal `/users` da API versão 1.
Uma maneira comum de implementar versionamento de API é incorporar o número da versão nas URLs da API. Por exemplo, `https://example.com/v1/users` representa o terminal `/users` da API versão 1.

Outro método de versionamento de API, que tem sido muito utilizado recentemente, é colocar o número da versão nos cabeçalhos das requisições HTTP. Isto é tipicamente feito através do cabeçalho `Accept`:

Expand Down
2 changes: 1 addition & 1 deletion docs/guide-pt-BR/runtime-sessions-cookies.md
Original file line number Diff line number Diff line change
Expand Up @@ -120,7 +120,7 @@ A classe padrão [[yii\web\Session]] armazena dados da sessão como arquivos no

* [[yii\web\DbSession]]: armazena dados de sessão em uma tabela no banco de dados.
* [[yii\web\CacheSession]]: armazena dados de sessão em um cache com a ajuda de um [cache component](caching-data.md#cache-components) configurado.
* [[yii\redis\Session]]: armazena dados de sessão utilizando [redis](http://redis.io/) como meio de armazenamento.
* [[yii\redis\Session]]: armazena dados de sessão utilizando [redis](https://redis.io/) como meio de armazenamento.
* [[yii\mongodb\Session]]: armazena dados de sessão em um [MongoDB](https://www.mongodb.com/).

Todas essas classes de sessão suportam o mesmo conjunto de métodos da API. Como resultado, você pode mudar para uma classe de armazenamento de sessão diferente, sem a necessidade de modificar o código da aplicação que usa sessões.
Expand Down
2 changes: 1 addition & 1 deletion docs/guide-pt-BR/start-hello.md
Original file line number Diff line number Diff line change
Expand Up @@ -92,7 +92,7 @@ o arquivo PHP em `views/IDdoController/NomeDaView.php`.

Perceba que no código acima o parâmetro `mensagem` é [[yii\helpers\Html::encode()|codificado como HTML]]
antes de ser impresso. Isso é necessário, já que o parâmetro vem de um usuário final,
tornando-o vulnerável a [ataques de cross-site scripting (XSS)](http://en.wikipedia.org/wiki/Cross-site_scripting)
tornando-o vulnerável a [ataques de cross-site scripting (XSS)](https://en.wikipedia.org/wiki/Cross-site_scripting)
por embutir código JavaScript malicioso no parâmetro.

Naturalmente, você pode colocar mais conteúdo na view `cumprimentar`. O conteúdo pode consistir
Expand Down
8 changes: 4 additions & 4 deletions docs/guide-pt-BR/start-installation.md
Original file line number Diff line number Diff line change
Expand Up @@ -120,7 +120,7 @@ No entanto, existem outras opções de instalação disponíveis:
Instalando Recursos Estáticos (Assets) <span id="installing-assets"></span>
-----------------
Yii utiliza os pacotes [Bower](http://bower.io/) e/ou [NPM](https://www.npmjs.com/) para a instalação das bibliotecas de recursos estáticos (CSS and JavaScript).
Yii utiliza os pacotes [Bower](https://bower.io/) e/ou [NPM](https://www.npmjs.com/) para a instalação das bibliotecas de recursos estáticos (CSS and JavaScript).
Ele usa composer para obter essa bibliotecas, permitindo que versões de pacotes PHP, CSS e Javascrtip possam ser definidas/instaladas ao mesmo tempo.
Isto é possível por usar ou [asset-packagist.org](https://asset-packagist.org) ou [composer asset plugin](https://github.com/fxpio/composer-asset-plugin).
Por favor, consulta a [documentação sobre Assets](structure-assets.md) para mais detalhes.
Expand Down Expand Up @@ -186,9 +186,9 @@ Configurando Servidores Web <span id="configuring-web-servers"></span>
> Info: Você pode pular essa subseção por enquanto se estiver fazendo somente um test drive do Yii sem a intenção de publicá-lo em um servidor de produção.
A aplicação instalada de acordo com as instruções acima deve funcionar imediatamente
com um [Servidor HTTP Apache](http://httpd.apache.org/) ou um [Servidor HTTP Nginx](http://nginx.org/),
com um [Servidor HTTP Apache](https://httpd.apache.org/) ou um [Servidor HTTP Nginx](https://nginx.org/),
no Windows, Mac OS X ou Linux usando PHP 5.4 ou superior. O Yii 2.0 também é compatível
com o [HHVM](http://hhvm.com/) do Facebook. No entanto, existem alguns casos extremos em que o HHVM se comporta diferentemente do PHP nativo, então você terá que ter um cuidado extra quando usar o HHVM.
com o [HHVM](https://hhvm.com/) do Facebook. No entanto, existem alguns casos extremos em que o HHVM se comporta diferentemente do PHP nativo, então você terá que ter um cuidado extra quando usar o HHVM.

Em um servidor de produção, você pode querer configurar o seu servidor Web de
modo que a aplicação possa ser acessada pela URL `http://www.example.com/index.php`
Expand Down Expand Up @@ -242,7 +242,7 @@ DocumentRoot "caminho/para/basico/web"

### Configuração do Nginx Recomendada <span id="recommended-nginx-configuration"></span>

Para usar o [Nginx](http://wiki.nginx.org/), você deve ter instalado o PHP como um [FPM SAPI](https://www.php.net/install.fpm). Use a seguinte configuração do Nginx,
Para usar o [Nginx](https://wiki.nginx.org/), você deve ter instalado o PHP como um [FPM SAPI](https://www.php.net/install.fpm). Use a seguinte configuração do Nginx,
substituindo `caminho/para/basico/web` com o caminho real para `basico/web` e `mysite.test` com o nome de host real a servir.

```nginx
Expand Down
2 changes: 1 addition & 1 deletion docs/guide-pt-BR/start-workflow.md
Original file line number Diff line number Diff line change
Expand Up @@ -63,7 +63,7 @@ basico/ caminho base de sua aplicação
Em geral, os arquivos na aplicação podem ser divididos em dois tipos: aqueles em `basico/web` e aqueles em outros diretórios.
Os primeiros podem ser acessados diretamente via HTTP (ou seja, em um navegador), enquanto os demais não podem e deveriam ser acessados.

O Yii implementa o padrão de arquitetura [modelo-visão-controlador (MVC)](http://wikipedia.org/wiki/Model-view-controller),
O Yii implementa o padrão de arquitetura [modelo-visão-controlador (MVC)](https://wikipedia.org/wiki/Model-view-controller),
que se reflete na organização de diretórios acima. O diretório `models` contém
todas as [classes de modelos](structure-models.md), o diretório `views` contém todos
os [scripts de visões](structure-views.md), e o diretório `controllers` contém
Expand Down
12 changes: 6 additions & 6 deletions docs/guide-pt-BR/structure-assets.md
Original file line number Diff line number Diff line change
Expand Up @@ -96,7 +96,7 @@ O bundle depende de outros dois bundles: [[yii\web\YiiAsset]] e
arquivo pode ser determinado pela precedência do [[yii\web\AssetManager::baseUrl]]
no caminho relativo.
- uma URL absoluta representando um arquivo JavaScript externo. Por exemplo,
`http://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/2.1.1/jquery.min.js` ou
`https://ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/2.1.1/jquery.min.js` ou
`//ajax.googleapis.com/ajax/libs/jquery/2.1.1/jquery.min.js`.
* [[yii\web\AssetBundle::css|css]]: uma array listando os arquivos CSS contidos
neste bundle. O formato deste array é igual ao que foi mencionado no
Expand Down Expand Up @@ -256,7 +256,7 @@ publicação `beforeCopy`, apenas os subdiretórios `fonts` e `css` serão publi

### Assets do Bower e NPM<span id="bower-npm-assets"></span>

A maioria dos pacotes JavaScript/CSS são gerenciados pelo [Bower](http://bower.io/)
A maioria dos pacotes JavaScript/CSS são gerenciados pelo [Bower](https://bower.io/)
e/ou [NPM](https://www.npmjs.com/).
Se sua aplicação ou extensão estiver usando um destes pacotes, é recomendado que
você siga os passos a seguir para gerenciar os assets na biblioteca:
Expand Down Expand Up @@ -506,8 +506,8 @@ conforme descrito na subseção [Personalizando os Asset Bundles](#customizing-a
Ao invés de escrever diretamente códigos CSS e/ou JavaScript, os desenvolvedores
geralmente os escrevem em alguma sintaxe estendida e usam ferramentas especiais
para converte-los em CSS/JavaScript. Por exemplo, para o código CSS você pode
usar [LESS](http://lesscss.org/) ou [SCSS](http://sass-lang.com/); e para o
JavaScript você pode usar o [TypeScript](http://www.typescriptlang.org/).
usar [LESS](https://lesscss.org/) ou [SCSS](https://sass-lang.com/); e para o
JavaScript você pode usar o [TypeScript](https://www.typescriptlang.org/).

Você pode listar os arquivos de asset em sintaxe estendida nas propriedades
[[yii\web\AssetBundle::css|css]] e [[yii\web\AssetBundle::js|js]] de um asset
Expand Down Expand Up @@ -581,7 +581,7 @@ de asset fonte e pelo caminho do arquivo de asset de destino.

> Informação: Existem outros modos de trabalhar com assets em sintaxe estendida,
além do descrito acima. Por exemplo, você pode usar ferramentas de compilação
tais como o [grunt](http://gruntjs.com/) para monitorar e automatizar a conversão
tais como o [grunt](https://gruntjs.com/) para monitorar e automatizar a conversão
de assets em sintaxe estendidas. Neste caso, você deve listar os arquivos de
CSS/JavaScript resultantes nos asset bundles ao invés dos arquivos originais.

Expand Down Expand Up @@ -795,7 +795,7 @@ conforme descrito na última subseção.

> Informação: O uso do comando `asset` não é a única opção para automatizar o
processo de combinação e compressão de asset. Você pode usar a excelente
ferramenta chamada [grunt](http://gruntjs.com/) para atingir o mesmo objetivo.
ferramenta chamada [grunt](https://gruntjs.com/) para atingir o mesmo objetivo.

### Agrupando Asset Bundles <span id="grouping-asset-bundles"></span>

Expand Down
Loading

0 comments on commit 64e5c7c

Please sign in to comment.