-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 3
1.5 Primeiros passos Configuração Inicial do Git
Agora que você tem o Git em seu sistema, você pode querer fazer algumas coisas para customizar seu ambiente Git. Você só precisa fazer uma vez; as configurações serão mantidas entre atualizações. Você também poderá alterá-las a qualquer momento executando os comandos novamente.
Git vem com uma ferramenta chamada git config que permite a você ler e definir variáveis de configuração que controlam todos os aspectos de como o Git parece e opera. Essas variáveis podem ser armazenadas em três lugares diferentes:
- arquivo
/etc/gitconfig
: Contém valores para todos usuários do sistema e todos os seus repositórios. Se você passar a opção--system
paragit config
, ele lerá e escreverá a partir deste arquivo especificamente. - arquivo
~/.gitconfig
: É específico para seu usuário. Você pode fazer o Git ler e escrever a partir deste arquivo especificamente passando a opção--global
. - arquivo de configuração no diretório git (ou seja,
.git/config
) de qualquer repositório que você está utilizando no momento: Específico para aquele único repositório. Cada nível sobrepõem o valor do nível anterior, sendo assim valores em.git/config
sobrepõem aqueles em/etc/gitconfig
.
Em sistemas Windows, Git procura pelo arquivo .gitconfig no diretório $HOME (C:\Documents and Settins$USER para a maioria das pessoas). Também procura por /etc/gitconfig, apesar de que é relativo à raiz de MSys, que é o local onde você escolheu instalar o Git no seu sistema Windows quando executou o instalador.
A primeira coisa que você deve fazer quando instalar o Git é definir o seu nome de usuário e endereço de e-mail. Isso é importante porque todos os commits no Git utilizam essas informações, e está imutavelmente anexado nos commits que você realiza:
$ git config --global user.name "John Doe"
$ git config --global user.email johndoe@example.com
Relembrando, você só precisará fazer isso uma vez caso passe a opção --global, pois o Git sempre usará essa informação para qualquer coisa que você faça nesse sistema. Caso você queira sobrepor estas com um nome ou endereço de e-mail diferentes para projetos específicos, você pode executar o comando sem a opção --global quando estiver no próprio projeto.
Agora que sua identidade está configurada, você pode configurar o editor de texto padrão que será utilizado quando o Git precisar que você digite uma mensagem. Por padrão, Git usa o editor padrão do sistema, que é geralmente Vi ou Vim. Caso você queira utilizar um editor diferente, tal como o Emacs, você pode executar o seguinte:
$ git config --global core.editor emacs
Outra opção útil que você pode querer configurar é a ferramente padrão de diff utilizada para resolver conflitos de merge (fusão). Digamos que você queira utilizar o vimdiff:
$ git config --global merge.tool vimdiff
Git aceita kdiff3, tkdiff, meld, xxdiff, emerge, vimdiff, gvimdiff, ecmerge e opendiff como ferramentas válidas para merge. Você também pode configurar uma ferramenta personalizada; veja o Capítulo 7 para maiores informações em como fazê-lo. Verificando Suas Configurações
Caso você queira verificar suas configurações, você pode utilizar o comando git config --list para listar todas as configurações que o Git encontrar naquele momento:
$ git config --list user.name=Scott Chacon user.email=schacon@gmail.com color.status=auto color.branch=auto color.interactive=auto color.diff=auto ...
Você pode ver algumas chaves mais de uma vez, porque o Git lê as mesmas chaves em diferentes arquivos (/etc/gitconfig e ~/.gitconfig, por exemplo). Neste caso, Git usa o último valor para cada chave única que é obtida.
Você também pode verificar qual o valor que uma determinada chave tem para o Git digitando git config {key}:
$ git config user.name Scott Chacon