-
Notifications
You must be signed in to change notification settings - Fork 3
Barramento SUS
O Brasil oferece serviços úteis a um Sistema de Informação em Saúde (SIS). De fato, qualquer SIS nacional, em geral, demanda informações oferecidas por esses serviços. Consulte barramento SUS para detalhes.
Produzir software cliente para acesso a tais serviços. Isso inclui a definição e desenvolvimento de componente por meio do qual pode-se obter acesso a cada um dos serviços (veja abaixo). Esse componente é uma aplicação do padrão de projeto facade.
A integração acima também se aplica ao uso de terminologias, por exemplo, CID-10, que também deve ser contemplada. Observe que o acesso à CID-10 é realizado por meio do acesso a arquivos, mas aqui também considerado como "barramento SUS". O Snomed-CT é outro exemplo, mas para o qual ainda não há acesso no momento.
- Identificar e obter acesso a fontes de informações sobre os serviços (links, vídeos, tutoriais e outros) e sobre as terminologias.
- Analisar as fontes de informações. Compreender o que o serviço oferece, quais os dados trafegados.
- Identificar quais as tecnologias a serem empregadas, o que é necessário para a integração com os serviços. Por exemplo, identificar o que usar para fazer requisições, o que usar para testar, e o que usar para processar as respostas recebidas. Há duas opções para elaborar as requisições: JAX-WS e SAAJ. A primeira trabalha com objetos, enquanto a segunda faz uso de XML. Dito de outra forma, a primeira oculta tratamento de documento XML e funciona como uma abstração sobre a segunda.
- Proposta de "façade" para acesso ao serviço. Isso assegura independência do SIS em relação aos serviços, além de facilitar testes.
- Avaliação da proposta de integração.
- Implementação da proposta.