Skip to content

Barramento SUS

Fábio Nogueira de Lucena edited this page Mar 28, 2017 · 14 revisions

Contexto

O Brasil oferece serviços úteis a um Sistema de Informação em Saúde (SIS). De fato, qualquer SIS nacional, em geral, demanda informações oferecidas por esses serviços. Consulte barramento SUS para detalhes.

Objetivo

Produzir software cliente para acesso a tais serviços. Isso inclui a definição e desenvolvimento de componente por meio do qual pode-se obter acesso a cada um dos serviços (veja abaixo). Esse componente é uma aplicação do padrão de projeto facade.

A integração acima também se aplica ao uso de terminologias, por exemplo, CID-10, que também deve ser contemplada. Observe que o acesso à CID-10 é realizado por meio do acesso a arquivos, mas aqui também considerado como "barramento SUS". O Snomed-CT é outro exemplo, mas para o qual ainda não há acesso no momento.

Metodologia

  1. Identificar e obter acesso a fontes de informações sobre os serviços (links, vídeos, tutoriais e outros) e sobre as terminologias.
  2. Analisar as fontes de informações. Compreender o que o serviço oferece, quais os dados trafegados.
  3. Identificar quais as tecnologias a serem empregadas, o que é necessário para a integração com os serviços. Por exemplo, identificar o que usar para fazer requisições, o que usar para testar, e o que usar para processar as respostas recebidas. Há duas opções para elaborar as requisições: JAX-WS e SAAJ. A primeira trabalha com objetos, enquanto a segunda faz uso de XML. Dito de outra forma, a primeira oculta tratamento de documento XML e funciona como uma abstração sobre a segunda.
  4. Proposta de "façade" para acesso ao serviço. Isso assegura independência do SIS em relação aos serviços, além de facilitar testes.
  5. Avaliação da proposta de integração.
  6. Implementação da proposta.

Detalhes

Clone this wiki locally